Skip directly to content

Periodontite pode fazer os dentes caírem rápido! Você sabia?

Quando a placa bacteriana não é devidamente removida pela escovação e o uso do fio dental ela se instala entre os dentes e libera toxinas que irritam a mucosa da gengiva, gerando inicialmente uma pequena inflamação, que ainda neste estágio, é chamada de gengivite.

Quando não tratado, esse quadro evolui para a periodontite que, se também não receber cuidados, pode causar hemorragia, inflamação gengival, mau hálito, mobilidade dentária, abertura de espaço entre os dentes, sensibilidade dentária, perda de tecidos gengivais (recessão gengival) e até mesmo a perda dos dentes.

Em relação à saúde de uma forma geral, a periodontite também pode ser muito perigosa. “Há vários trabalhos que relacionam a doença periodontal a partos prematuros, bebês que nascem com baixo peso, diabetes, doenças pulmonares e cardiovasculares”, diz William Frossard, periodontista e coordenador do Curso em Especialização em Prótese Dentária Clínica da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Tudo isso porque as bactérias que estão causando a infecção, que estará em um estágio bem avançado, podem se deslocar para outras partes do corpo pela corrente sanguínea.

Por isso que a melhor forma de tratamento dessa doença e de seus desdobramentos ainda é a prevenção. Uma boa higienização bucal com o uso correto do fio dental e visitas periódicas ao dentista podem evitar, não só a periodontite, como muitos outros problemas bucais e sistêmicos graves.